Parte 1 -Seguir o fluxo sem pensar

  19/02/2015 |    2683 views |    0 views  



1º Erro: seguir o fluxo sem pensar.

     Começamos uma série de estudo com o intuito de abordar os erros cometidos em nosso dia-a-dia servindo no Ministério de Louvor. Gostaríamos que você enviasse sua opinião e interagisse conosco, para que possamos crescer em conhecimento e nos aprimorar para melhor servir a Deus em nossas Igrejas.

     O vídeo acima trata de uma situação comum em nossa sociedade, podemos ver gerações de pessoas que reproduzem aquilo que receberam de aprendizagem. Quantas pessoas ("Marias") sonharam com um futuro diferente para si e seus filhos, mas não tiveram coragem e nem força de fazer diferente? Seguiram o fluxo da vida sem pensar em algo fora do comum.

     A história do Ministério de Louvor em nossas Igrejas inicia com conflitos, uma geração de pessoas tradicionais lutaram contra jovens que buscavam se expressar de uma forma nova (ou nova forma). Os mais velhos enxergavam nas músicas dos jovens um secularismo que poderia trazer risco para os pilares da Igreja, fizeram de tudo para impedir o novo fazer musical nos cultos. Após anos de conflitos, a batalha chegou ao fim, os jovens com a guitarra nos ombros, baquetas nas mãos, assumiram os períodos musicais dos cultos, que hoje chamamos de período de Louvor.

     Padrões para o Ministério de Louvor foram criados, muitos deles vindo do mundo do entretenimento, show gospel, show secular e etc...Sem nenhum filtro, esses padrões entraram pelas portas da Igreja, até hoje sentimos o efeito desta imparcialidade. Parece que subestimaram os efeitos que a música pode gerar em uma comunidade.

     Hoje estamos novamente vivendo um momento de instabilidade na área da música da Igreja, com o crescimento do mercado "gospel", as gravadoras seculares estão investindo maciçamente em nossos "Ministros de Louvor" a tal ponto de não sabermos mais quem são os "ministros" e quem são os "artistas".

     Precisamos mudar o percurso dessa história, precisamos rever nossos princípios à luz do que Cristo nos ensina e trabalhar com afinco para um futuro melhor. Precisamos parar de reproduzir um modelo que nos foi passado sem nenhuma raiz cristã, parar de reproduzir em nossos cultos modelos de show que contém como único fim o entretenimento. Termino com um poema que resume muito bem o sentimento que temos que ter.

     "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,
que já tem a forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la,
teremos ficado, para sempre,
à margem de nós mesmos".
(Fernando Teixeira de Andrade)

     É tempo de pensar, é tempo de fazermos a travessia para algo novo e melhor, é tempo de parar de seguir o fluxo, vamos mudar a história do Ministério de Louvor em nossas Igrejas.

     Comente abaixo o que você pensa sobre esse assunto, vamos dialogar para crescermos juntos.