Análise - Nada Além do Sangue

  26/08/2015 |    14019 views |    0 views  


Estamos vivendo em tempos onde a música evangélica ganhou um grande espaço na mídia secular. Ela está inserida em um mercado muito interessante, onde há um público fiel que tem adquirido CD e DVD originais, em tempos de franca pirataria.
Ao se tornar um produto, a música evangélica corre sempre o risco de passar a ser gerada com fins de lucro, esquecendo a sua essência que é de louvor ao trino Deus e edificação dos que a ouvem. Com isso, hoje já podemos ver as relações mudadas, mostrando um triste cenário. O irmão da igreja passa a ser o consumidor, o pastor passa a ser o produtor de eventos e a igreja a casa de show.
Em meio a toda essa mudança de ordem, estamos nós diante da responsabilidade de servir no Ministério de Louvor em nossas igrejas. Cabe a nós fazer um filtro para jogar fora as músicas sem uma letra bíblico-cristã e inserir aquelas que seguem este parâmetro.
Ao invés de gerar uma crítica contra músicas que nada edificam e cometer o erro do julgamento, prefiro apontar e mostrar que ainda há belas canções sendo compostas, deixando em nós uma esperança de um futuro promissor.
A música que iremos analisar é a bela canção Nada Além do Sangue do cantor e compositor Fernandinho.


Nada Além do Sangue

Fernandinho


Teu Sangue leva-me além
A todas as alturas
Onde ouço a Tua voz
Fala de Tua justiça pela minha vida
Jesus, este é o Teu Sangue

Tua cruz mostra a Tua graça
Fala do amor do Pai
Que prepara para nós
Um caminho para Ele
Onde posso me achegar
Somente pelo sangue

Que nos lava dos pecados
E nos traz restauração
Nada além do sangue
Nada além do sangue
De Jesus

Que nos faz brancos como a neve
Aceitos como amigos de Deus
Nada além do sangue
Nada além do sangue
De Jesus

Eu sou livre, eu sou livre
Nada além do sangue
Nada além do sangue
De Jesus



1ª estrofe

Na primeira estrofe há uma metáfora sobre o que a fé no sangue de Jesus (que remete ao sacrifício na cruz) proporciona à uma pessoa. O ser humano fora da reconciliação com Deus é incapaz de ouvir a voz do seu criador, por impulso do pecado, vive sem rumo. O ato da cruz demonstra a justiça de Deus em perdoar o homem caído, reconduzindo seus passos a caminhos retos e limpos.

"ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus." (Rom 3:25-26)

2ª estrofe

A segunda estrofe nos lembra da graça e do amor de Deus derramada através do sacrifício de Cristo por nós na cruz. No verso "Que prepara para nós um caminho para Ele, onde posso me achegar, somente pelo sangue", podemos entender o trecho "o caminho para Ele" como a reconciliação do homem com Deus através da aceitação do sacrifício de Cristo, levando-o a salvação de sua vida e alma.

"Pela sua morte, nós agora estamos em boas relações com Deus. E agora que somos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão por meio dele seremos livres do castigo final. "(Rom 5:9)

Refrão

A primeira parte do refrão "Que nos lava dos pecados" nos traz o principio da Justificação. A justificação é um processo que Cristo fez por nós, somos remidos de nossos pecados através do sangue de Cristo.

A segunda parte do refrão "Que nos faz brancos como a neve " traz uma referência semelhante ao que encontramos no texto de Apocalipse 1:5.

"e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados," (Ap 1:5)

Sujos na lama do pecado, somos limpos por sua graça e seu amor.

Parte Final

O compositor, após fundamentar a obra salvífica de Cristo celebra que é livre. Livre por quê? Porque Cristo na cruz o libertou. O homem com Cristo não possui mais condenação, seus caminhos são guiados a passos tranquilos, mesmo diante do sofrimento. Liberdade é ter paz interior, mesmo estando passando por dificuldades terrenas.

Conclusão

Esta bela canção traz conceitos que são pilares da doutrina da salvação cristã. Em tempos onde há muitas composições exaltando o eu, Fernandinho coloca todo o mérito da salvação unicamente em Cristo. Mesmo sem merecer, Deus enviou seu filho, para todo aquele que crer ter a vida eterna. Cristo é a única esperança.

"Temos portanto de confiar somente na misericórdia de Deus e nos méritos de Cristo para consegui-la. Pois Ele foi o único a tirar nossos pecados. Temos de ir somente a Ele para isto, esquecendo as nossas virtudes, boas obras, pensamentos, palavras e confiando somente em Cristo." (John Wesley - Obras: "Os princípios de um metodista", 3-7 (VIII, 361-363)

Onde inserir esta canção?

Esta música serve para cantar em qualquer parte do culto, em especial indicamos para o momento da Ceia.

Versículos Bíblicos

Abaixo deixo mais algumas passagens bíblicas que podem ajudar você a contextualizar sua ministração.

"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1Jo 1:7)

"sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus," (Rom 3:24)

"para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça," (Ef 1:7)

"Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo." (Ef 2:13)

"porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis," (Col 1:19-22 )

"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1Jo 1:7)

"e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!" (Ap 1:5-6)

"E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." (Ap 7:14 )